Produtores de leite vão a Brasília na próxima semana 

Manifestação é para pressionar o Governo Federal a suspender a compra de lácteos de países do Mercosul 

25/10/2023 às 16:39 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na próxima terça-feira (31) produtores de leite irão à Brasília, para pressionar o Governo Federal a suspender a compra de lácteos de países do Mercosul. O II Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite será realizado na Câmara dos Deputados, a partir das 15h. 

No encontro, o setor reforçará as cobranças já feitas ao governo federal para garantir melhores condições e evitar que produtores de leite deixem a atividade. “Temos que continuar pressionando o governo para avançar nas pautas que precisam ser resolvidas e acertarmos de vez a situação do produtor de leite, mineiro e brasileiro. Produtor, é muito importante a sua presença. Procure o seu sindicato rural para organizarmos as caravanas”, assinalou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

No dia 18 deste mês foi assinado o Decreto 11.732, que altera as condições para a utilização dos créditos presumidos de PIS/Pasep e de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) concedidos no âmbito do Programa Mais Leite Saudável. 

A partir do texto, apenas empresas que não importam lácteos de países do Mercosul e participam do programa poderão aproveitar até 50% do crédito presumido de PIS e Cofins na compra do leite in natura de produtores brasileiros. Para quem importar, o índice ficará limitado a 20%.

Participantes

O presidente do Sistema Faemg Senar, representantes de sindicatos e produtores rurais vão participar do encontro, que está sendo promovido pela Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pela Associação de Produtores de Leite (Abraleite). A Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) também participará.

Com informações da FAEMG/Senar
Foto: Pixabay 


Últimas Notícias